Bahia vence Botafogo-PB e avança às quartas da Copa do Nordeste

Foto: Josemar Gonçalves (@josemargoncalves)
O Bahia garantiu a sua classificação às quartas de final da Copa do Nordeste durante a noite desta quinta-feira. Mesmo atuando no Estádio Almeidão, em João Pessoa, o time dirigido por Guto Ferreira derrotou o Botafogo-PB por 2 a 0, com gols de Edigar Junio e Marco Antônio, em duelo válido pela sexta e última rodada da fase de grupos da competição.

Apesar da torcida contra, o Bahia não tomou conhecimento do time da casa e dominou a maior parte do primeiro tempo. Aos 25 minutos, Zé Rafael recebeu de Nino Paraíba dentro da área e foi derrubado por Rafael Jataí. Na cobrança do pênalti, Edigar Junio bateu forte, no meio do gol, sem chances para o goleiro Saulo.

Sem diminuir o seu ritmo, o Tricolor baiano ampliou a sua vantagem aos 39 minutos, quando Nino Paraíba cruzou da direita. Após Edigar Junio furar, a bola sobrou para Marco Antônio, que dominou e finalizou com força. Saulo, mais uma vez, nada pôde fazer.


Com gols de Edigar Junio e Marco Antônio, o Tricolor se garantiu nas quartas do Nordestão (Foto: Bahia/Twitter)
O Belo voltou um pouco mais competitivo para a etapa final e chegou com perigo aos 21 minutos. Após cobrança de escanteio de Marcos Aurélio, Marlon subiu sozinho na primeira trave para cabecear. A bola passou perto da meta do goleiro Douglas.

A última oportunidade de gol da partida, porém, foi do Bahia. Aos 43 minutos, Régis viu Saulo adiantado e arriscou por cobertura. O goleiro do Botafogo-PB só observou a bola tocar caprichosamente no travessão. No rebote, Brumado tentou testar para o gol, mas Saulo se recuperou e fez a defesa.

Com o resultado, o Bahia avançou como líder do Grupo C, com 12 pontos ganhos. Apesar do revés, o Botafogo se classificou como segundo colocado da chave, com dez pontos, sendo beneficiado pelo empate do Náutico (8) com o Autos (3) por 2 a 2, em Teresina, no Piauí.

Dessa forma, Bahia e Botafogo-PB se juntam a Ceará, Sampaio Corrêa, Santa Cruz, CRB-AL, Vitória e ABC no grupo de classificados à próxima fase. Os confrontos e datas das quartas de final se tornarão públicos nesta segunda-feira (2), após sorteio na sede da CBF, no Rio de Janeiro, marcado para as 12 horas (de Brasília).

Antes do Nordestão, contudo, Bahia e Botafogo-PB se preocuparão com os torneios estaduais. Neste domingo, a partir das 16 horas (de Brasília), o Tricolor receberá o rival Vitória na Arena Fonte Nova pelo jogo de ida da final do Campeonato Baiano. No mesmo dia, mas às 19 horas, o Belo visitará o Treze, no Estádio Amigão, pelo duelo de volta das semifinais do Paraibano.

FICHA TÉCNICA
Botafogo-PB x Bahia - 6ª rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste
Data e horário: Quinta-feira, 29 de março, às 21h45
Local: Almeidão, em João Pessoa
Árbitro: Mayron Frederico dos Reis Novais
Assistentes: Antônio Fernando de Sousa Santos e Antônio Adriano de Oliveira
Gols: Edigar Junio aos 26’ do 1ºT e Marco Antônio aos 40’ do 1ºT (Bahia)
Cartões amarelos: Nino Paraíba e Léo (Bahia) / Rafael Jataí e Daniel (Botafogo-PB)

Escalação Botafogo-PB:
Saulo, Felipe Cordeiro, Gladstone, Lula e Daniel; Djavan, Rafael Jataí, Hiroshi (Carlos Renato) e Marcos Aurélio; Allan Dias (Marlon) e Dico (Rafael Castro).
Técnico: Leston Júnior.

Escalação Bahia:
Douglas; Nino Paraiba, Tiago, Grolli e Léo; Gregore e Elton; Vinícius (Régis), Zé Rafael e Marco Antônio (Allione); Edigar Junio (Junior Brumado).
Técnico: Guto Ferreira.
Tecnologia do Blogger.