Albon vence a corrida principal da F2 no Azerbaijão; Sette Câmara foi o quarto

FIA Formula 2
Alexander Albon venceu a corrida caótica da Fórmula 2 em Baku, no Azerbaijão, para conquistar sua primeira vitória na categoria. O piloto da DAMS converteu sua pole position em vitória, 1.9s à frente de Jack Aitken, da ART Grand Prix, e Antonio Fuoco, da Charouz Racing. O brasileiro Sérgio Sette Câmara largou em sexto e terminou na P4.

Em um dia com muito vento e céu nublado no Circuito da Cidade de Baku, Albon manteve a primeira fila depois que Lando Norris não partiu para a volta de apresentação, o britânico largou do pitlane junto com Tadasuke Makino.

Quando as luzes se apagaram, Albon foi imediatamente atacado por George Russel, que acabou passando o piloto tailandês já na Curva 1. O piloto da ART não conseguiu manter a vantagem e Albon reagiu para voltar à frente. Enquanto isso, Aitken parou na pista junto com Roberto Merhi, e os dois foram levados apressadamente de volta ao pitlane.

No final da primeira volta, Luca Ghiotto escapou na Curva 16 e bateu no muro, trazendo um safety car para a limpeza da pita. A corrida recomeçou na quinta volta e Albon manteve a liderança mesmo com os ataques de Russell na primeira curva, continuando a defender sua posição nas voltas seguintes. A dupla então divergiu em suas escolhas estratégicas, Russell optando por parar no final da sexta volta, enquanto Albon permaneceu na pista.

Parar uma volta depois custou caro para Albon, que acabou voltando atrás de Russell, Nyck de Vries e Roy Nissany. Russell começou então progredir sobre o pelotão, estabelecendo voltas mais rápidas. Ultrapassando Nissany, Albon subiu de volta para o terceiro lugar, mas já estava a uns seis segundos de De Vries.

Um segundo safety car juntou o trio novamente, enquanto Nissany encontrou o muro na saída da Curva 4, logo após defender com sucesso o quinto lugar de Artem Markelov. Uma vez que os destroços foram retirados do circuito, a corrida foi reiniciada na volta 21 e então uma série de incidentes aconteceram. Russel e De Vries, ambos freando muito tarde na primeira curva, com Albon também escapando e perdendo a liderança para Fuoco. Enquanto De Vries e Russell trocavam posições, Albon conseguiu se manter atrás de Fuoco, com Sette Câmara assumindo o terceiro lugar, antes de ser ultrapassado por Aitken.

Markelov então encheu as ruas de fumaça depois que o motor explodiu, o que significava que Albon conseguiria se aproximar de Fuoco para reivindicar a liderança na 25ª volta. Albon então se manteve seguro na última volta para conquistar sua primeira vitória na F2, com Aitken passando Fuoco na penúltima volta na Curva 3. Fuoco conseguiu os primeiros pontos da Charouz e o pódio na P3, terminando à frente de Sette Câmara. A corrida 2 da F2 em Baku acontece neste domingo (29).



Corrida Principal – Fórmula 2 – Azerbaijão:

1) Alexander Albon (DAMS)
2) Jack Aitken (ART Grand Prix)
3) Antonio Fuoco (Charouz Racing System)
4) Sergio Sette Camara (Carlin)
5) Nicholas Latifi (DAMS)
6) Lando Norris (Carlin)
7) Ralph Boschung (MP Motorsport)
8) Roberto Merhi (MP Motorsport)
9) Tadasuke Makino (RUSSIAN TIME)
10) Sean Gelael (PERTAMINA PREMA Theodore Racing)
11) Santino Ferrucci (Trident)
12) George Russell (ART Grand Prix)
13) Nirei Fukuzumi (BWT Arden)
DNF) Nyck de Vries (PERTAMINA PREMA Theodore Racing)
DNF) Artem Markelov (RUSSIAN TIME)
DNF) Roy Nissany (Campos Vexatec Racing)
DNF) Arjun Maini (Trident)
DNF) Maximilian Günther (BWT Arden)
DNF) Luca Ghiotto (Campos Vexatec Racing)
DNF) Louis Delétraz (Charouz Racing System)


Fonte:Lance
Tecnologia do Blogger.