América-RN vence o Guarani-CE e assume a liderança, Atlético-ES empata com Americano-RJ

Adriano Pardal fez o primeiro gol para o América (Foto:Adriano Abreu)
Duas partidas fecharam a 2ª rodada da Série D do Campeonato Brasileiro na tarde desta terça-feira (1). Pelo Grupo A06, o América-RN bateu o Guarani de Juazeiro-CE por 2 a 1 e assumiu a liderança da chave.

Na Arena das Dunas, em Natal (RN), o América precisou de apenas 20 minutos para marcar. Rodney cobrou escanteio da direita, a bola foi desviada por Negretti e sobrou para Pardal. Livre no segundo pau, ele só teve o trabalho de empurrar para o fundo da rede. Na etapa final, o Guarani buscou o empate na marca dos 15. Willians avançou livre, invadiu a área e foi puxado por Negretti: pênalti. Diego foi para a cobrança e deixou tudo igual. Já no apagar das luzes, aos 49 minutos, o zagueiro Jadson marcou para dar a vitória ao Mecão.

O Alvirrubro optou por uma marcação alta que deixava o time de Natal em vantagem no meio campo. A opção tática foi responsável pela primeira chance logo aos 4 minutos. Após uma roubada de bola no meio o jogador americano sofreu falta na entrada da área. Luiz Fernando cobrou bem, tentando surpreender o goleiro rival, mas André fez uma grande defesa.

Aos 21 minutos de jogo, veio o primeiro gol do América. Cobrança de escanteio ensaiada, a bola foi desviada e Adriano Pardal chegou sozinho para marcar de cabeça.

O Guarani assustou o torcedor americano apenas aos 26 minutos numa bobeira da defesa do Alvirrubro. Rodney recuou para Fred que defendeu fora da área. O árbitro marcou a falta e deu o amarelo para o goleiro. Na cobrança, Fred salvou o time potiguar.

Na volta para o segundo tempo o Guarani mudou a formação tática. De seis jogadores marcando na minha da grande área passou a deixar apenas quatro e povoou mais o meio de campo. Dessa forma, melhorou o toque de bola e passou a sair para o ataque com mais qualidade. Numa dessas jogadas, aos 13 minutos a bola foi lançada para frente e o zagueiro Negretti acabou cometendo uma penalidade infantil. Diego cobrou bem e empatou o jogo.

À partir daí o que se viu foi desespero por parte do América. O técnico Ney da Mata colocou Leozinho no lugar de Luiz Fernando e Murici na vaga de Wandinho. O time cresceu, mas não conseguia marcar.

O risco do desespero era grande e o torcedor na arquibancada mostrava a mesma tensão do time em campo. Apenas aos 49, numa cobrança de escanteio,  veio o alivio. Jadson subiu de cabeça e marcou o gol da vitória.

O América foi a quatro pontos com o resultado e assumiu a liderança do Grupo A06 da Série D. O Guarani tem apenas um e é o último colocado da chave.

Atlético-ES empata com  Americano-RJ

No José Olivio Soares, em Itapemirim (ES), Atlético-ES e Americano empataram em 0 a 0. Com este resultado, o Galo somou o primeiro ponto na competição e segue na última colocação do Grupo A13. O resultado "embolou" o grupo, pois com o empate entre Novorizontino e Uberlândia, quem tem mais pontos é o time mineiro, com quatro. O Galo da Vila é o lanterna, com apenas um ponto, enquanto que o Cano é o vice-líder, empatado com o Tigre, ambos com dois pontos ganhos. 

O time do Atlético de Itapemirim usou e abusou da bola aérea contra o Americano, principalmente aproveitando a boa altura do zagueiro Pedrão (1,92). Porém, o Galo da Vila esbarrou em dois problemas: a falta de efetividade nesse tipo de jogada, e também na boa atuação do goleiro Luiz Henrique, que fez algumas defesas, salvando o Americano de sofrer a derrota fora de casa.

No time do Americano haviam três titulares acostumados com o adversário e que inclusive já o haviam vencido no 1º semestre. O zagueiro Espinho, o lateral/meia Rafinha e o volante Vandinho foram campeões capixabas pelo Serra e agora atuam pelo Cano nesta Série D.

O empate não foi bom pra nenhum dos dois times. Com dois pontos, o Americano fica empatado com o Novorizontino em todos os critérios, na 2ª posição. E na lanterna do Grupo A13 está o Atlético-ES, com apenas um ponto ganho.

O Atlético-ES volta a campo no próximo sábado, às 19h30, quando encara o Novorizontino, no Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte, São Paulo. E o Americano recebe o Uberlândia no domingo, às 15h, no Estádio Moacyrzão, em Macaé.
Tecnologia do Blogger.