Conheça a Nutricionista Esportiva mais badalada do momento

Juliana Pelissari vem se destacando e chamando atenção pelos pacientes famosos no futebol.


Foto: Reprodução/Instagram
O nutricionista é o profissional da área da saúde especializado em estudar os alimentos e o efeito que eles produzem em nosso organismo, a fim de possibilitar que as pessoas tenham uma melhor qualidade de vida e optem por boas escolhas alimentares em sua rotina. Ele é o único profissional capacitado e habilitado por lei para elaborar dietas.

A jovem Doutora Juliana Pelissari, nutricionista Clínica e Esportiva de apenas 21 anos, vem chamando atenção pelos pacientes famosos no futebol. Natural de São Caetano/SP, Juliana estudou Nutrição no Centro universitário São Camilo e pós graduanda em bioquímica, metabolismo e aplicações em atividade física pela FAPES. 

Ao se alimentar bem, um atleta de alto rendimento consegue manter um estado ótimo de nutrientes e compostos bioativos, que são fundamentais para a obtenção de energia, diminuição de fadiga, e cansaço e melhora no rendimento.

Entre seus pacientes, estão a Aline Reis goleira da Seleção Brasileira feminina de futebol, atual campeã da Copa América 2018. O Rogerinho R9 atacante do Corinthians e Seleção Brasileira de Futebol de Amputados, principal atleta da modalidade, o craque do Corinthians de Amputados foi recentemente campeão da Copa do Brasil. A Mayanna Reale, proprietária do Ateliê Fofurices da May, entre outros.

"Atletas possuem uma demanda energética e de nutrientes aumentada, quando comparados à 
um indivíduo sedentário. Por está razão, a análise da alimentação atual e o cálculo das necessidades calóricas, de macro (proteínas, carboidratos e lipídeos) e micronutrientes (vitaminas, minerais e fibras) é de extrema importância.
Muitos clubes possuem nutricionista, porém, ter uma nutricionista particular, garante ao atleta um planejamento alimentar individualizado e elaborado de acordo com suas particularidades, metabólicas e fisiológicas. Atletas, geralmente possuem objetivos diferentes daqueles que iniciam atividade em academia. Para eles, o que importa é a performance e o rendimento em seu esporte. Desta 
forma, a análise da planilha de treino, da frequência, intensidade e duração destes, é determinante para a obtenção de um planejamento alimentar que potencialize seus 
resultados em competição", disse a doutora Juliana Pelissari, nutricionista clínica e esportiva.

"Bom, trabalho tanto com nutrição esportiva (atletas que visam melhora no rendimento esportivo), quanto com nutrição clínica (pacientes que procuram prevenção ou tratamento de algumas doenças, estética e reeducação alimentar). Minhas consultas duram em média, 2h, para que eu possa conhecer o paciente e entende-lo fisiológica e metabolicamente. Converso sobre hábitos, rotinas, cultura, dores, sintomas, sinais clínicos, analiso exames de sangue e planilha de treino, determino percentual de 
gordura e de massa magra através da aferição de dobras cutâneas e circunferências. A partir disso, podemos traçar metas para a elaboração de um planejamento alimentar adequado às 
necessidades do paciente. Não entrego o planejamento no momento da consulta, pois gosto de estudar o caso de cada paciente e calcular todas as necessidades, afim de criar o planejamento ideal", finalizou.

Um cardápio balanceado ajuda também a minimizar os riscos de lesões musculares e articulares, entre outros benefícios.
Tecnologia do Blogger.