Sistema de classificação do atletismo para Tóquio 2020 é divulgado

(Foto: WAGNER CARMO/CBAT)
A pouco menos de dois anos para o início dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, e faltando exatamente o mesmo tempo para começarem as disputas de atletismo, a Federação Internacional da categoria (IAAF) divulgou, nesta terça-feira o sistema de qualificação para a competição. A definição foi aprovada na reunião da entidade, na última semana, em Buenos Aires, Argentina.

Para a disputa de 10.000m, maratona, marcha atlética, revezamento e eventos combinados (decatlo, heptatlo e pentatlo) o período de qualificação acontece entre 1 de janeiro de 2019 até 29 de junho de 2020. Para as outras disputas, a busca por vaga começa em 1 de julho de 2019 e se estende até 29 de junho de 2020.

Para garantir espaço entre os convocados, existem duas maneiras. A primeira delas é conquistando uma boa colocação no ranking mundial da categoria no final do período de classificação.

A segunda forma é atingindo o indice exigido pela entidade, no mesmo tempo. O valores necessários serão divulgados mais adiante. Segundo a entidade, “os padrões de entrada serão definidos com o único propósito de qualificar atletas com desempenhos excepcionais incapazes de se qualificarem por meio do ranking”.

O atletismo terá 1900 competidores, ao todo, com, no máximo, três representantes por país em cada prova. Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 serão abertos em 24 de julho, com o programa de atletismo a partir de 31 de julho.


Fonte:Gazeta Esportiva
Tecnologia do Blogger.