Bahia segura vantagem e avança às oitavas da Sul-americana pela primeira vez

Zé Rafael (E) comemora gol marcado contra o Cerro, dia 8 de agosto de 2018, em Montevidéu (Foto:MIGUEL ROJO/AFP)
Jogando com um a menos durante quase toda segunda etapa, o Bahia garantiu a classificação às oitavas de final da Copa Sul-americana, nesta quarta-feira, depois de empatar em 1 a 1 com o Cerro em Montevidéu.

Zé Rafael abriu o placar para os visitantes, aos 18 minutos do primeiro tempo, e Leandro Paiva empatou aos 16 da segundo etapa, aproveitando a expulsão de Nilton.

Com a vitória no jogo de ida por 2 a 0, a equipe brasileira se deu melhor no resultado agregado e espera o vencedor da eliminatória entre Botafogo e Nacional-PAR. É a primeira vez que a equipe baiana chega às oitavas de final desta competição.

Apesar da vantagem conquistada em casa, o Bahia não se resumiu a defender e teve as chances mais perigosas no início da partida, sempre apostando na velocidade dos atacantes.

Na segunda ida mais contundente à frente, aos 18 minutos, Zé Rafael arriscou de fora da área, a bola desviou no zagueiro e matou o goleiro, morrendo devagar no meio do gol para tirar o zero do placar.

Mas o jogo ficou truncado na maior parte da primeira etapa, com muitas faltas que tiraram o ritmo a partida e ajudaram o Bahia a segurar sua vantagem.

Na volta do intervalo, a partida ganhou um toque de emoção com a expulsão do volante Nilton aos 13 minutos, depois de levar o segundo cartão amarelo após falta em Klein.

Três minutos depois, o time uruguaio encontrou o espaço que precisava e conseguiu empatar o jogo com Leandro Paiva, que recebeu passe de Franco López, deixou Tiago no chão com um drible e chutou firme para tirar do goleiro Anderson.

O Cerro melhorou e ganhou confiança para atacar. Aos 25 e 27 minutos, quase conseguiu virar nas respectivas tentativas de López e Ciganda. Mas o Tricolor Baiano conseguiu se segurar e administrar a vantagem conquistada em casa e com o gol marcado fora.

O Bahia agora espera o vencedor do duelo entre Botafogo e Nacional. O time paraguaio venceu o jogo de ida em casa por 2 a 1.

FICHA TÉCNICA
CERRO-URU 1 x 1 BAHIA

Local: Estádio Luis Tócolli, em Montevidéu, Uruguai
Data: Quarta-feira, 8 de agosto de 2018
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: José Ramón Argote Vega (VEN)
Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Lubin Torrealba (VEN)
Cartões amarelos: Zazpe (CER); Nilton (2), Zé Rafael (BAH)
Cartão vermelho: Nilton (BAH)

GOLS
Cerro: Leandro Paiva, aos 16 minutos do 2T
Bahia: Zé Rafael, aos 18 minutos do 1T

CERRO: Irrazabal; Nuñez, Izquierdo, Torres e Zazpe; Paiva, Klein, Hernandez (Acuña) e López; Ciganda (Pinheiro) e González
Técnico: Fernando Correa

BAHIA: Anderson; Everson, Tiago, Douglas Grolli e Léo; Nílton, Gregore, Régis (Elton) e Zé Rafael; Élber (Flávio) e Edigar Junio (Brumado)
Técnico: Enderson Moreira
Tecnologia do Blogger.