Duas Coréias marcham juntas enquanto os Jogos Asiáticos entram em ação - Atividade Esporte News
⚽Notícias

18 agosto 2018

Duas Coréias marcham juntas enquanto os Jogos Asiáticos entram em ação

Equipe da Coreia Unificada de ping-pong em foto de maio de 2018. EFE/ Christian Bruna
As Coreias do Norte e do Sul marcharam juntas em uma demonstração de unidade enquanto os Jogos Asiáticos, um dos maiores eventos esportivos do mundo, abriram em uma explosão de cores em Jacarta no sábado.

O jogador de basquete sul-coreano Lim Yung-hui e o jogador de futebol norte-coreano Ju Kyong-chol mantiveram juntos a bandeira da Unificação Coreana, ao levar os atletas a uma ovação da multidão lotada.

É o segundo gesto simbólico deste ano pelas duas Coréias, que também caminharam juntas na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang - um evento que anunciou um aquecimento sem precedentes de laços.

O Norte e o Sul, ainda tecnicamente em guerra, unem forças no basquetebol feminino, canoagem e remo durante os 40 Jogos Olímpicos regionais de duas semanas em Jacarta e Palembang, uma cidade portuária na ilha de Sumatra.

O primeiro-ministro sul-coreano Lee Nak-yon e o vice-primeiro-ministro da Coréia do Norte, Ri Ryong-nam, puderam ser vistos apertando as mãos nos assentos VIPs enquanto levantavam os braços para saudar a equipe.

A cerimônia foi aberta com um esquete mostrando o presidente Joko Widodo fazendo acrobacias em uma motocicleta nas ruas de Jacarta antes de entrar no estádio Gelora Bung Karno, para ruidos da multidão.

Cerca de 1.500 dançarinos em trajes tradicionais realizaram uma coreografia rigorosamente coreografada antes de o Afeganistão liderar a parada dos atletas no estádio.

Houve gritos de alegria quando as duas Coréias, cujos atletas somam cerca de mil homens, entraram juntas vestindo uniformes brancos e azuis.

Widodo foi visto dançando em sua cadeira como a cantora indonésia Via Vallen subiu ao palco, antes do estádio ficar em silêncio para homenagear as vítimas do recente terremoto de Lombok.

"Você pode se sentir orgulhoso de sua terra natal, a Indonésia", disse o xeque Ahmed Al-Fahad Al-Sabah, presidente do Conselho Olímpico da Ásia, antes de Widodo declarar os Jogos abertos - um anúncio que provocou uma série de fogos de artifício.

O filme proporcionou um começo vibrante para os Jogos, cuja construção foi perseguida por dores de cabeça logísticas e temores de segurança depois que a Indonésia sofreu seu ataque terrorista mais mortífero em uma década em maio.

A Indonésia também está enfrentando o mais recente desastre do terremoto, depois que fortes tremores em Lombok, uma ilha no leste do vasto arquipélago, deixaram mais de 400 mortos.

Cerca de 18 mil atletas e oficiais de 45 países asiáticos estarão no Asiad, disseram os organizadores, procurando deixar sua marca em uma variedade de esportes, desde natação a sepak takraw e bridge.

Os Jogos Asiáticos abrangem quase todo o programa olímpico e são considerados o auge por muitas nações participantes, para quem o sucesso olímpico muitas vezes se mostra esquivo.

Postar um comentário

Atividade Esporte News
Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente,opine,se expresse! este espaço é seu!

 
Back To Top