![]() |
Imagem: ESPORTE(ponto final) |
"Estou muito feliz. Depois de 24 anos fora das quadras, ainda ser reconhecida... Principalmente pelo povo brasileiro, que se mobilizou e torceu por mim. Só tenho que agradecer a todos e dizer que, nossa... Nem sei o que dizer", disse Hortência em vídeo publicado em suas redes sociais (veja abaixo).
Ela foi campeã mundial em 1994, na edição disputada na Austrália. Foi sua última participação no Mundial e a de maior destaque: 27,6 pontos de média, incluindo os 32 anotados na histórica vitória na semifinal contra os Estados Unidos. Ela é a única entre as candidata a figurar no Hall da Fama da FIBA. Hortência atuou em cinco edições do Mundial e foi cestinha em quatro (1973, 92, 90 e 94).
Gratidão pelo povo brasileiro que sempre esteve ao meu lado!! Obrigada pelos votos e o carinho de todos. Amo vcs ❤️ pic.twitter.com/oi7ourOwZT— Hortencia (@Hortencia) 18 de setembro de 2018
A atleta é a maior pontuadora da história da seleção brasileira com 3.190 pontos em 127 partidas (média de 24,9 por jogo). Além do ouro mundial, dois anos depois foi prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta.
Entre as concorrentes estavam as norte-americanas Diana Taurasi, Lisa Leslie, Maya Moore e Sue Bird; as australianas Lauren Jackson e Penny Taylor, a tcheca Hana Horakova e a russa Elena Baranova. A eleição foi feita por meio do site oficial da FIBA.
Fonte:Uol Esporte