O papel australiano desafiante reimprime desenhos animados "racistas" de Serena - Atividade Esporte News
⚽Notícias

11 setembro 2018

O papel australiano desafiante reimprime desenhos animados "racistas" de Serena

AFP / File / kena betancur
Um jornal australiano republicou desafiadoramente um desenho polêmico da tenista Serena Williams em sua primeira página na quarta-feira, rejeitando as acusações "politicamente corretas" de que o desenho era racista e sexista.

A caricatura do cartunista do Herald Sun de Melbourne, Mark Knight, de Williams fazendo uma birra no Aberto dos Estados Unidos, foi originalmente impressa na segunda-feira, atraindo uma condenação generalizada de todo o mundo.

Sob a manchete de primeira página "BEM-VINDOS AO PC WORLD", o jornal escreveu na quarta-feira que "se os censores de Mark Knight conseguirem seus desenhos em Serena Williams, nossa nova vida politicamente correta será realmente muito maçante".

A capa incluía caricaturas de outros líderes políticos australianos e estrangeiros escolhidos por Knight.

O veterano cartunista acrescentou na quarta-feira que suspendeu sua conta no Twitter para proteger sua família e amigos.

Antes de desabilitar sua conta, seu tweet do desenho atraiu mais de 22.000 comentários, a maioria deles crítica.

Knight rotulou o clamor contra seu desenho animado como um sinal de que "o mundo acabou de enlouquecer".

"Eu desenhei este desenho animado no domingo à noite depois de ver a final do Aberto dos EUA, e ver o melhor jogador de tênis do mundo ter uma birra e pensei que era interessante", disse ele em citações publicadas no site da News Corp Austrália.

"O desenho sobre Serena é sobre o seu mau comportamento no dia, não sobre a corrida."

A caricatura também desencadeou um renovado debate na Austrália sobre o discurso racista e sexista na nação altamente multicultural.

Serena, 23 vezes campeã do Grand Slam, quebrou sua raquete e chamou o árbitro de "ladrão" e "mentiroso" enquanto estava perdendo a final do sábado para a japonesa-haitiana Naomi Osaka.

Ela recebeu três violações de código de Carlos Ramos, que lhe custaram uma penalidade de pontos e depois uma penalidade de jogo.

Isso provocou um debate sobre se ela foi tratada com mais severidade do que estrelas do tênis masculino como John McEnroe, que ficou famoso por suas explosões de raiva.

A caricatura de Knight mostrou uma Williams de lábios carnudos e lábios gordos saltando para cima e para baixo em sua raquete quebrada, tendo cuspido um boneco.

Osaka foi retratada como pequena e feminina, com cabelos loiros louros - na vida real, ela tem cabelos escuros encaracolados com mechas loiras e é mais alta que Williams.

Os detratores de Knight incluíam a autora JK Rowling, que disse: "Bem feito em reduzir uma das maiores atletas sobreviventes de tropas racistas e sexistas e transformar uma segunda grande esportista em uma propaganda sem rosto".
 
Back To Top