Hino de Israel toca pela primeira vez em Abu Dhabi durante torneio de judô - Atividade Esporte News
⚽Notícias

28 outubro 2018

Hino de Israel toca pela primeira vez em Abu Dhabi durante torneio de judô

A ministra israelense Miri Regev.(POOL/AFP/Arquivos / JIM HOLLANDER)
O hino de Israel soou pela primeira vez neste domingo em uma competição esportiva realizada nos Emirados Árabes Unidos, na entrega da medalha de ouro à judoca israelense Sagi Muki, na presença de uma ministra israelense.

Já campeã europeia na categoria -81 kg, Muki conquistou o primeiro lugar no Grand Slam de Abu Dhabi.

Em julho, a Federação Internacional de Judô (FIJ) alertou a organização deste torneio que iriam anulá-lo se não permitisse que todos os atletas, incluindo os israelenses, competissem com sua bandeira e seu hino.

Pela primeira vez, a equipe de judô israelense pôde participar deste torneio sob sua bandeira nacional. Além disso, o triunfo de Muki permitiu que seu hino fosse ouvido.

"Estou orgulhoso de que o hino nacional tenha tocado pela primeira vez em Abu Dhabi, é um grande momento na minha carreira", disse a atleta à TV israelense.

Miri Regev, ministra da Cultura e Esportes de Israel, assistiu à entrega de medalhas a poucos metros do pódio e não segurou as lágrimas. Ela é a primeira ministra israelense a participar de um torneio esportivo no Golfo Pérsico, segundo a delegação do país.

Os Emirados Árabes Unidos não reconhecem Israel como país e os dois não têm relações diplomáticas. A participação de atletas israelenses em competições internacionais leva, por vezes, a reações hostis e até ao boicote de organizações ou atletas árabes ou muçulmanos.

Em 2017, quando os judocas israelenses participaram do Grand Slam de Abu Dhabi, vestiram quimonos neutros, sem as iniciais ISR, as três letras que designam o país em competições esportivas.

Quando o israelense Tal Flicker ganhou uma medalha de ouro, o hino israelense não soou, foi substituído pelo da IJF.
 
Back To Top