Sábado, 23 de março de 2019
71 9 8135 4773
Estaduais

16/03/2019 às 18h38 - atualizada em 16/03/2019 às 18h48

108

Atividade Esporte News

Salvador / BA

Palmeiras bate São Paulo no Pacaembu e garante vaga nas quartas do Paulista
O Palmeiras garantiu a classificação às quartas de final do Campeonato Paulista
Palmeiras bate São Paulo no Pacaembu e garante vaga nas quartas do Paulista
Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press

Pela 11ª rodada do Campeonato Paulista, o Palmeiras superou o São Paulo por 1 a 0, no estádio do Pacaembu, e garantiu a classificação às quartas de final da competição com uma rodada de antecedência. A vitória alviverde na tarde deste sábado (16) foi conquistada por um golaço de Carlos Eduardo no segundo tempo.


Com a vitória no clássico, o time segue como um dos que menos perdeu na competição, com apenas um revés em 11 rodadas. A outra equipe que foi derrotada apenas uma vez no Paulista é o Red Bull Brasil. Não à toa, o Verdão tem a melhor defesa do torneio, com apenas cinco gols sofridos – a Ponte Preta foi vazada seis vezes e aparece logo em seguida.


Atualmente, o Palmeiras ostenta cinco vitórias consecutivas contra o São Paulo. Foram triunfos por 4 a 2 (Brasileiro), 2 a 0 (Paulista), 3 a 1 (Brasileiro), 2 a 0 (Brasileiro) e 1 a 0 (Paulista) - três vezes no Allianz Parque, uma no Morumbi e uma no Pacaembu. A última série tão grande aconteceu entre 1995 e 1997, quando o Verdão venceu seis vezes seguidas.


Considerando apenas jogos válidos pelo torneio estadual, o Verdão não perde para o rival desde 2009. No período, foram sete triunfos e três empates. Ao todo, os dois clubes se enfrentaram 162 vezes no Paulista, com 52 vitórias do Verdão, 45 empates e 65 triunfos tricolores (205 gols marcados contra 232 sofridos). No retrospecto geral, considerando todas as competições desde 1936, são 108 vitórias tricolores contra 105 alviverdes, além de 100 empates.


Foi a segunda partida disputada pela equipe palestrina no campo municipal neste ano. Além do duelo deste sábado, o Palmeiras já havia superado o Bragantino por 2 a 0 no Pacaembu em 2019, em jogo válido pela 6ª rodada do torneio estadual. O Maior Campeão do Brasil ostenta uma série invicta no estádio de oito partidas, sendo seis vitórias seguidas. Esta sequência inclui triunfos sobre o Internacional, Bahia, Cruzeiro, Grêmio, Ceará, Bragantino e São Paulo, além de um empate diante do Santos. No retrospecto geral, são 1127 jogos, 575 vitórias, 302 empates e 250 derrotas na cancha, com 2054 gols marcados contra 1314 gols sofridos.


O jogo


Mesmo jogando em um estádio com torcida única adversária, o Palmeiras começou a partida no Pacaembu se sentindo em casa. A equipe de Luiz Felipe Scolari dominava a posse de bola e controlava a partida. No entanto, apesar desta estatística, o Verdão finalizava pouco.


Depois dos primeiros minutos, o rival tricolor se encontrou na partida e equilibrou o duelo. Aos 19, Hernanes cobrou falta com perigo e Weverton fez boa defesa. No lance seguinte, Pablo buscou Antony na área e Antônio Carlos cortou o passe com precisão, impedindo a finalização do jovem são-paulino.


Aos 21, Weverton mostrou sua qualidade novamente: aos 28, Carneiro recebeu cruzamento e cabeceou cara a cara com o goleiro palmeirense, que espalmou com a ponta dos dedos e mandou a bola pela linha de fundo em uma defesa espetacular. O lance, porém, não valeu. Pablo tocou a mão na bola antes dela chegar em Carneiro e o árbitro Thiago Duarte Peixoto marcou falta do ataque tricolor.


No intervalo, Borja saiu para a entrada de Carlos Eduardo no ataque palestrino. O Palmeiras parecia mais objetivo na segunda etapa. Logo no primeiro lance, Dudu já recebeu pela esquerda e bateu cruzado, ameaçando o gol de Tiago Volpi. Pouco tempo depois, foi a vez de Carlos Eduardo driblar a marcação na entrada da área e finalizar. O chute saiu pela linha de fundo.


Ao contrário do que aconteceu no primeiro tempo, o Verdão era mais perigoso do que o São Paulo na etapa complementar. Aos 17 minutos, Gustavo Scarpa acertou belo passe para Ricardo Goulart, que invadiu a área em ótimas condições para finalizar e foi impedido pelo corte de Arboleda no último segundo.


Aos 26, Felipão fez sua segunda substituição e colocou Bruno Henrique na vaga de Moisés. O Palmeiras seguia melhor na partida, mesmo sem a intensidade do início do segundo tempo. A superioridade palestrina finalmente se converteu em gol aos 35 minutos, e foi em grande estilo.


Em lindo lance de Carlos Eduardo, o atacante driblou Igor Vinicius, tabelou com Dudu e acertou um belo chute para garantir a vitória no clássico, sem a menor chance para o goleiro Tiago Volpi. A bola ainda bateu caprichosamente no travessão antes de entrar.


Antes do apito final, o técnico alviverde colocou Jean no lugar de Dudu, aos 41 minutos. Depois disso, o Palestra controlou o resultado com tranquilidade e garantiu sua classificação para a segunda fase do Campeonato Paulista.


FICHA TÉCNICA


SÃO PAULO 0 x 1 PALMEIRAS


Data: 16 de março de 2019, sábado


Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)


Horário: 16h30 (de Brasília)


Árbitro: Thiago Duarte Peixoto


Assistentes: Marcelo van Gasse e Tatiane Sacilotti


Público: 17.755 pagantes


Renda: R$ 689.900,00


Cartão Amarelo: Pablo e Anderson Martins (São Paulo); Moisés, Gustavo Gómez, Antônio Carlos e Borja (Palmeiras)


Gol:


PALMEIRAS: Carlos Eduardo, aos 34 minutos do 2º tempo


SÃO PAULO: Tiago Volpi; Igor Vinícius, Arboleda, Anderson Martins e Reinaldo (Léo); Luan (Everton Felipe), Hudson e Hernanes (Brenner); Antony, Pablo e Gonzalo Carneiro


Técnico: Vagner Mancini


PALMEIRAS: Jailson; Mayke, Antônio Carlos, Gustavo Gomez e Victor Luis; Felipe Melo, Moisés (Bruno Henrique) e Ricardo Goulart; Gustavo Scarpa, Borja (Carlos Eduardo) e Dudu (Jean)


Técnico: Luiz Felipe Scolari

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium