Série A

Fortaleza vence Goiás fora de casa e garante vaga na Copa Sul-Americana de 2020

Em 101 anos de história, o Tricolor de Aço chega à sua primeira competição internacional na melhor fase da história

01/12/2019 19h00
Por: Robson Silva
97
Foto: Luan Erick /FortalezaEC
Foto: Luan Erick /FortalezaEC

O Fortaleza vai disputar a sua primeira competição internacional na história. O time tricolor derrotou o Goiás, neste domingo (01), fora de casa e garantiu matematicamente a classificação para a Copa Sul-Americana. Os gols do jogo foram marcados por Bruno Melo e Osvaldo, no primeiro tempo. Rafael Moura descontou para o time goiano ainda na primeira etapa.

Com o resultado, o Fortaleza chegou à marca de 49 pontos, não podendo ser ultrapassado por nenhum dos clubes que atualmente estão fora da zona da Sul-Americana. O Fluminense, que é o primeiro time fora do grupo que se classifica para a competição internacional, só chega apenas a 48 pontos.

Nas duas próximas rodadas, o Fortaleza vai buscar o melhor aproveitamento de um clube do Nordeste na era dos pontos corridos.

O Jogo

O primeiro tempo de jogo foi morno. O Goiás não conseguia se impor como mandante e o Fortaleza não encaixava bem os contra-ataques, mesmo com os velocistas Edinho, Osvaldo e Romarinho. Até mesmo a quantidade de passes trocados na etapa inicial ficou abaixo dos 200 por parte do Tricolor, bem diferente do normal.

Com poucas chances reais, o primeiro gol saiu de bola parada, numa jogada antiga do Leão. Aos 16, Juninho cobrou escanteio e Bruno Melo, na primeira trave, mergulhou para cabecear, surpreendendo o goleiro Tadeu.

O Esmeraldino ainda tentava se recuperar da primeiro gol quando o Fortaleza ampliou o placar. Numa jogada rápida, Edinho partiu para cima da marcação e na grande área rolou para trás. Osvaldo vinha em velocidade e chutou forte, sm chances de defesa.

Com mais posse de bola, o Leão administrava. O Goiás insistia em bolas cruzadas e lançamentos, quase todos cortados pela defesa tricolor. Quando o resultado parcial de 2 a 0 se encaminhava para o intervalo, aos 43, numa bola levantada, Michael desviou de cabeça e a bola sobrou para Rafael Moura, na pequena área, só completar para a rede. A arbitragem de campo marcou impedimento, mas o árbitro de vídeo (VAR) constatou a posição legal.

O segundo tempo foi bem diferente. Jogo franco, com chances claras dos dois lados. Michael, teve uma chance cara a cara com Felipe Alves, que esperou o momento certo para cair e fazer a defesa. O mesmo aconteceu com Tadeu, em duelo particular com Kieza. O mesmo aconteceu com André Luís, lançado por Ceni no segundo tempo, mas o atacante do Leão estava em posição irregular.

Com mais volume de jogo e embalado pela torcida, que compareceu em bom número (mais de 27 mil). Acostumado a desequilibrar, Michael não brilhou muito e as esperanças do torcedor esmeraldino recaíram sobre Rafael Moura, sempre perigoso na grande área. Ney Franco lançou mais jogadores de meio e ataque para aumentar a pressão, mas também oferecia mais espaço para o Fortaleza contra-atacar.

Apesar de melhor tecnicamente, o segundo tempo terminou sem gols e o resultado final ficou mesmo em 2 a 1 para o Fortaleza.

FICHA TÉCNICA

GOIÁS 1X2 FORTALEZA

Local: Serra Dourada, em Goiânia (GO)

Data: 1º de dezembro de 2019, domingo

Horário: 16h (de Brasília)

Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (FIFA-PA)

Assistentes: Fabio Pereira (TO) e Helcio Araujo Neves (PA)

VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)

Cartão amarelo: Michael (Goiás); Quintero, Gabriel Dias, Kieza e Marlon (Fortaleza)

Gol: Bruno Melo, aos 15 minutos, e Osvaldo, aos 25 minutos do primeiro tempo (Fortaleza); Rafael Moura, aos 43 do primeiro tempo (Goiás).

GOIÁS: Tadeu; Yago Rocha (Yago Felipe), Fábio Sanches, Rafael Vaz e Alan Ruschel (Jefferson); Gilberto, Léo Sena e Thalles (Rafinha); Michael, Rafael Moura e Leandro Barcia.

Técnico: Ney Franco

FORTALEZA: Felipe Alves; Gabriel Dias, Quintero, Paulão e Bruno Melo; Araruna, Juninho, Edinho (André Luis) e Osvaldo (Marlon); Kieza (Wellington Paulista) e Romarinho.

Técnico: Rogério Ceni

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Água Fria - BA
Atualizado às 07h25
28°
Poucas nuvens Máxima: 36° - Mínima: 21°
29°

Sensação

20 km/h

Vento

61.6%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas